História de algumas personalidades importantes que marcaram (ou não) a história de Portugal e da Europa

domingo, 29 de março de 2009

Catarina de Bragança



Catarina de Bragança (1638-1705) - Infanta de Portugal e Rainha de Inglaterra

Catarina nasceu no Paço Ducal de Vila Viçosa e que com dois anos parou de ser apenas filha de um duque para passar a ser Infanta de Portugal, pois o seu pai, D.João IV restaurou o trono aos Filipes, que governaram Portugal durante cerca de sessenta anos. Catarina era uma rapariga não muito bonita mas bastante solidária e simpática.
Durante a sua infância, a Infanta passou por muito, testemunhou a morte dos seus dois queridos irmãos, D.Teodósio e a princesa da Beira, D. Joana, assistiu às frequentes rivalidades entre os seus dois irmãos, D.Afonso IV e D.Pedro II, muitas delas alimentadas pela sua mãe, D.Luisa de Gusmão.
Catarina, como filha um monarca, tinha de casar com algum príncipe europeu, pensou-se em casar a pequena infanta com João da Áustria, bastardo de Filipe IV de Espanha ou com Luís XIV, delfim e futuro rei da França, mas Catarina acabou por casar com Charles de Inglaterra.
Com 23 anos Catarina vai para Inglaterra, aí sofreu bastante, num país distante, onde a corte era completamente diferente da de Portugal, um país que desconhecia a língua e onde a sua religião era condenada. O seu marido, que parecia tão perfeito, apesar de a respeitar bastante traí-a com as suas próprias damas, Catarina assistiu aos nascimentos dos intermináveis filhos bastardos do marido, enquanto ela continuava sem conseguir engravidar e gerar assim o tão desejado herdeiro para a coroa inglesa.
Apesar de não ter conseguido completar um dos mais importantes objectivos, Catarina introduziu em Inglaterra o hábito de beber chá, o uso de geleia de laranja, o tabaco e mesmo o uso de talhares.

Sem comentários:

Enviar um comentário