História de algumas personalidades importantes que marcaram (ou não) a história de Portugal e da Europa

domingo, 29 de março de 2009

Madame de Maintenon



Françoise d'Aubigné (1635-1719) - Marquesa de Montespan e mulher do rei Luís XIV

Françoise d'Aubigné nasceu na prisão da Niort onde o seu pai estava enclausurado, nasceu no seio de uma família da pequena fidalguia mas completamente falida.
Quando ainda era uma criança foi viver para casa dos tios, onde aprendeu a ler e escrever. Em jovem foi viver para casa de uma madame endinheirada, sua madrinha, aí aprendeu bastante e tornou-se uma mulher culta.
A sua madrinha tratou de lhe arranjar um casamento e com apenas dezasseis anos casou com um poeta de quarenta e um, Monsiur Scarron. Enquanto casada foi apresentada á sociedade de Paris, conheceu figuras ilustres que provavelmente iriam mudar a sua vida entre elas Madame de Montespan.
Quando o seu marido morreu, Madame Scarron estava completamente na desgraça e a sua antiga amiga, a marquesa de Montespan que era amante de Luís XIV abrigou-a na corte com o intuito de tomar conta dos seus filhos e bastardos do rei.
Chegada a luxuosa corte francesa Madame Scarron sente-se perdida e ignorada e começa a ser ridicularizada pela sua amiga Montespan. Passados alguns tempos na corte Françoise cria uma forte amizade com Luís XIV que leva a um forte romance, tornando se assim amante do rei, com a saída de Montespan da corte e a morte da sua mulher, Maria Teresa de Espanha o romance entre os dois começa a ficar mais sério e Luís acaba por casar com Françoise que foi agraciada com o título de marquesa de Maintenon.
Madame de Maintenon, uma alma solidária cria várias instituições de caridade, entre elas a mais conhecida Saint-Cyr-l'École.

Sem comentários:

Enviar um comentário