História de algumas personalidades importantes que marcaram (ou não) a história de Portugal e da Europa

domingo, 29 de março de 2009

Marquês de Alorna



D.Pedro de Almeida Portugal (1754-1813) - Marquês de Alorna e conde de Assumar

D.Pedro de Almeida Portugal nasceu e 1756 e com apenas cinco anos, quando os seu avós os Marqueses de Távora foram mortos no cadafalso de Belém, Pedro teve de abandonar os seu pais, a sua mãe e irmãs foram enclausuradas no Convento de Chelas e o seu pai, o marquês de Alorna foi preso no Forte da Junqueira juntamente com outro fidalgos.
A educação de Pedro foi assim entregue a Sebastião José de Carvalho e Melo, o marquês de Pombal que tinha mandado matar os seus avós e prender os seus pais. Pedro de Almeida Portugal estudou no Colégio dos Nobres e alistou-se no regimento militar.
Casou com D.Henriqueta Júlia Gabriela da Cunha (São Vicente) com a qual teve dois filhos que morreram tragicamente em crianças.
O rei D.João VI tinha prometido ao marquês de Alorna o cargo de vice-rei do Brasil mas antes da partida para o mesmo, o rei tirou-lhe e entregou ao conde de Arcos e então entregou-lhe o cargo de governador de Armas da Província do Alentejo.
O marquês testemunhou os episódios políticos mais importantes do seu tempo, como a fuga da corte para o Brasil, na qual ele não foi e as Invasões Francesas,
Aquele tempo de intrigas e invejas levou o marquês de Alorna e muitos outros companheiros a juntarem-se aos franceses, combatendo na Europa, participando na 3º invasão e a participar na terrível campanha da Rússia que o levou á sua morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário